mulher de vermelho apontando para cima

O que é franquia – entenda o mínimo para acertar o máximo

Nosso objetivo é que ao ler este conteúdo, você possa responder: o que é franquia.

Então, se você chegou até aqui, não deixe de ler até o final.

E além disso, você vai ter o conhecimento básico para escolher e selecionar uma ótima opção para você. Combinado?

Vamos começar pela parte prática: o que é franquia? É um negócio de uma marca já testada e aprovada, e que gera resultados satisfatórios para os franqueados.

E o que é um franqueado? Um franqueado é alguém que investiu em uma marca e trabalha neste negócio em uma cidade ou região pré acordada em contrato.

casinha amarela no centro com verdes em volta

Desta forma, você já tem a resposta para a pergunta inicial. Mas vamos continuar, para ajudá-la a se tornar uma Expert no assunto.

Afinal, franquias não são algo novo no Brasil, são dezenas de marcas por segmento que oferecem propostas de trabalho diferentes.

O ponto em comum entre as marcas franqueadoras, é que as redes de franquias possuem elementos e procedimentos padronizados, o que garante que as marcas se fortaleçam com o passar do tempo.

lâmpada acesa

Quanto maior for a rede, maior é a força da marca no segmento. Ao mesmo tempo, menor a flexibilidade para adoção de mudanças caso elas sejam necessárias.

Quando você estuda investir em franquias, você está procurando um negócio já testado e aprovado, para reduzir as chances de perder seu investimento.

Segundo o Sebrae, as redes são muito mais seguras do que negócios começando do zero.

Franquias de Beleza e Estética – os bastidores do Studio Meus Cílios

O que é franquia:

  • Uma empresa autorizada a usar/explorar uma marca por tempo determinado;
  • A possibilidade de você ter o seu negócio utilizando esta marca em uma cidade ou região;

O que você precisa saber:

1. Taxa de adesão

  • Também chamada de taxa de franquia é um valor pago ao franqueador pelo direito de uso/acesso à marca por um período pré-definido, podendo ser prorrogado.
  • É um valor pago ao franqueador na assinatura do contrato de franquia, que remunera o investimento do franqueador no programa de franquias (estudo de viabilidade, testes, padronizações, procedimentos, outros).

2. Royalties

  • É um valor pago ao franqueador mensalmente para utilização do sistema, incluindo prestação de serviços e/ou suporte e poderá ser:
    • variável, de acordo com o seu faturamento;
    • um valor fixo;
    • sobre compras de mercadorias;

3. Fundo de marketing

  • É um valor recolhido dos franqueados para utilização no fortalecimento da marca, sem necessariamente ser utilizado na região do franqueado, porém seu uso deverá anualmente ser apresentado pelo franqueador.

4. Investimento total

  • É o valor do desembolso total que o franqueado fará para:
    • ter direito à exploração da marca;
    • investir na infra estrutura;
    • ter um capital reserva para giro;

5. Payback ou retorno do investimento

  • É o período em meses, que vai levar para que o investimento total retorne para o bolso do investidor.

6. Margem líquida do negócio

  • É o lucro líquido resultante do faturamento tirando todas as despesas operacionais mensais, é o quanto sobrará no seu bolso.

Esses 6 conceitos são importantes, para você entender no que vai investir, o quanto vai investir, quando esse valor irá retornar para o seu bolso, e qual é o valor que vai sobrar no seu caixa mensalmente para remunerar esse investimento.

Não é difícil, para você pode ser algo novo, mas na prática é bem simples.

Normalmente, com a assinatura do contrato, que vai dar o direto da exploração da marca em uma cidade ou região, você segue um cronograma para implementação do negócio.

O passo a passo para o negócio sair do papel e começar, tem o suporte das franqueadoras. Você não estará sozinha nesta jornada empreendedora.

Vai fazer parte de uma rede com dezenas/centenas de outros franqueados que vão participar ativamente do negócio com você.

Esse é um dos benefícios de você fazer parte de uma rede de franquias.

Franquias de Cílios – 5 dicas para você empreender

Gostou do texto até aqui? Fique de olho que em breve vamos continuar nesta jornada para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto, e o que você pode saber para ser um franqueado de sucesso.

Deixe algum comentário para nós aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *