Empreender com franquias é mais seguro do que ter iniciativas empreendedoras próprias.
Empreender é correr riscos, é tomar para si a responsabilidade de que tudo pode dar errado, ou certo, é claro.
Antes de tudo, a palavra “empreender” significa realizar: fazer algo que tenha existência concreta. E concretizar é sair do campo das ideias, é construir um caminho, um sonho, é dar um propósito para a sua vida.
Afinal, qual é o seu grande desafio?
Talvez, participar do time de vôlei da escola, ou fazer uma viagem sozinha, ou testar uma receita nova na cozinha, quem sabe iniciar um novo negócio depois de ter sido demitida de um emprego.
O seu grande desafio poderá ser recomeçar do zero, em uma área nova, diferente daquilo tudo que você já viveu.
Os verdadeiros desafios vão além da nossa condição normal, são estímulos de nos tornarmos melhores em algo, em uma experiência ainda não vivenciada.
São tantas as possibilidades que temos, com recursos ou não, que podemos transformar diariamente a nossa história em algo de valor.
Mas porque você deveria pensar seriamente em empreender com franquias?
Relacionei alguns aspectos que tornam essa possibilidade interessante:
- As franquias estatisticamente possuem uma taxa de mortalidade menor, se comparado com negócios próprios;
- São marcas testadas e que tem força de rede (mais gente fazendo a marca prosperar);
- Investir em franquias poderá garantir o seu crescimento pessoal e profissional;
- As soluções em comunidade poderão ser mais inteligentes do que se você tivesse sozinha;
Mas porque eu resolvi escrever sobre isso? Porque eu já errei e acertei e eu não sou uma exceção. Eu sou a regra: aprende mais quem assume as rédeas da sua vida e não tem medo de errar.
E porque para realizar algo, é preciso sair da zona de conforto, e isso é como um treinamento. Tudo começa nos pequenos desafios, nossa capacidade de aprender, superar, refazer, perder e ganhar.
Você está pronta para algo novo?
Essa condição de nos desafiarmos deveria ser desenvolvida desde cedo quando crianças, precisamos aprender se quisermos construir algo, é preciso correr certos riscos.
Você ainda não está pronta.
Quero dizer, você nunca estará pronta. Nem você nem eu.
De qualquer forma, os riscos de empreender com franquias ou investir em franquias são muito menores tendo outras pessoas que vivem a mesma realidade que nós.
Pois o compartilhamento de experiências em uma rede de franquias potencializa nossas chances de darmos certo.
Conhecendo nossas limitações, podemos trabalhar para superá-las, experimentar coisas novas, competir de verdade, não com o colega ou o time adversário, mas com a gente mesma.
Cada pessoa, tem o seu próprio ritmo, de acordo com os seus desafios vividos até então, não podemos nos comparar umas as outras, cada uma tem o seu momento e a sua bagagem.
Tome o risco que julgar necessário para a sua realidade, é preciso levar em conta que se tudo der errado, você apenas vai precisar recomeçar.
Dizem que a experiência é o resultado de sucessivos erros e acertos, de sucessivas vitórias e derrotas.
- Dito isso, do que você tem medo?
- Você tem medo de que o resultado do que planeja não dê certo?
- E se não der? Qual o problema?
- O resultado será tão destrutivo que você nunca mais vai poder se levantar? Se reerguer?
Não se preocupe, se algo der errado, você não vai morrer. Você vai sobreviver para continuar lutando pelos seus objetivos.
Franquias Baratas – o que aprender para não cair em armadilhas
Você se sente acomodada? Quer revolucionar a sua história?
Se você pensa em empreender com franquias, experimente começar se desafiando nas pequenas coisas. Pequenos desafios diários, pequenos estímulos, o suficiente para que você possa se permitir errar, acertar e aprender.
E o mais importante, você vai ver que se der errado, você não vai “quebrar a cara”. Você irá apenas recomeçar, de outra forma.
Com o tempo, os desafios farão parte de um hábito, e esse hábito vai transformar a sua vida.
Não importa se você vai conseguir na primeira, na segunda ou na terceira tentativa. Se você não tentar, vai deixar de viver o melhor da vida, que são as experiências que ela nos proporciona.
E investir em franquias é isso: é minimizar os riscos de um novo desafio que você pretende realizar.
Você já deve ter ouvido a máxima “que é com os erros que nós aprendemos”, e se isso realmente for uma verdade, então é preciso errar mais, para aprender mais, para nos tornarmos mais fortes, mais evoluídas e mais completas.
Ao empreender com franquias, a sua condição como franqueada irá viabilizar que erros bobos, ingênuos e amadores possam não acontecer.
Quando você adquire o direito de explorar uma marca em um território, é você que estará lá representando aquele negócio.
O mundo está em nossas mãos, ouse mais, erre mais, aprenda mais, e tenha certeza de que você não vai se arrepender de ousar. Comece hoje mesmo, viva intensamente e seja feliz.